segunda-feira, julho 16, 2007

Porque somos filhas da mesma mae, uai!


16/07/2007. Uma data MUITO especial pra mim desde o ano 2000. Parece ironia para uma redatora, mas é muito difícil encontrar palavras em quantidade e qualidade para falar desse aniversário, dessa amizade, dessa pessoa-bicho. Talvez seja mais difícil ainda explicar às pessoas que nascemos para ser IRMÃS.
De alma.
De sonhos.
De crenças.
E para além dessa vida, que é apenas uma de MUITAS.
Eu poderia fazer aqui uma lista de sentimentos para falar dELA e do que sinto por ELA. Poderia contar situações vividas por nós, mas soariam como mentira para os ouvidos de quem não é capaz de ouvir a música da vida, por isso, não vou desperdiçar assim nossas histórias.
Eu poderia falar de coisas engraçadas, pois isso é o que mais fazemos todos os dias. Mas hoje, não vim aqui fazer ninguém rir, o que me importa mesmo é fazê-la SORRIR. Ou chorar, contanto que seja de alegria.
Então, falarei para ELA.
Ou melhor, cantarei.
Melhor ainda, cantarão.
Um que menos emocionado pela data e muito mais sábio que eu, conseguiu dizer cantando. Um que tive que escolher entre muitos para falar por mim. Vinícius.
Tudo isso pode parecer desconexo. Mas ELA vai entender. Pois fala DELA. Fala de NÓS. Que somos UMA, cada UMA, DUAS e UMA SÓ.

Fala de um jeito de levar a vida. De um jeito de sentir e de acreditar. SEMPRE.

É uma homenagem..

"Não vou que não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou (eles passam, né, Ray...)
Não , eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manha de um novo amor (e esses sempre chegam)
Amigo sinhô saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha não vá
Que muito vai se arrepender
Pergunte por seu orixá
O amor so e bom se doer (pq sempre dói,mas sempre é bom)"

"Eu vim de bem longe
Eu vim, nem sei mais de onde é que eu vim (daqui é que não foi,ne,Ray?)
Sou filho de Rei
Muito lutei pra ser o que eu sou (a gente luta!)
Eu sou negro de cor
Mas tudo é só o amor em mim (tudo!)
Tudo é só o amor para mim
Hoje é tempo de amor
Hoje é tempo de dor, em mim
Mas amar é sofrer
Mas amar é morrer de dor
Xangô meu Senhor, saravá!
Me faça sofrer
Ah, me faça morrer
Ah, me faça morrer de amar (sempre...)"

"É melhor ser alegre que ser triste (simples e verdadeiro)
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza (pq sempre tem..)
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não
Fazer samba não é contar piada
E quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração (Amém!)
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
A tristeza tem sempre uma esperança (a gente perde TUDO, só não perde a esperança)
De um dia não ser mais triste, não
Põe um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba, não."

E por último... a que melhor fala de você. Lê essa com atenção, Ray. Lê, relê...

"Resta essa vontade de chorar diante da beleza
Essa cólera em face da injustiça e do mal-entendido
Essa imensa piedade de si mesmo, essa imensa
Piedade de si mesmo e de sua força inútil.

Resta esse sentimento de infância subitamente desentranhado
De pequenos absurdos, essa capacidade
De rir à toa, esse ridículo desejo de ser útil
E essa coragem para comprometer-se sem necessidade.

Resta essa distração, essa disponibilidade, essa vagueza
De quem sabe que tudo já foi como será no vir-a-ser
E ao mesmo tempo essa vontade de servir, essa
Contemporaneidade com o amanhã dos que não tiveram ontem nem hoje.

Resta essa faculdade incoercível de sonhar
De transfigurar a realidade, dentro dessa incapacidade
De aceitá-la tal como é, e essa visão
Ampla dos acontecimentos, e essa impressionante

E desnecessária presciência, e essa memória anterior
De mundos inexistentes, e esse heroísmo
Estático, e essa pequenina luz indecifrável
A que às vezes os poetas dão o nome de esperança.

Resta esse desejo de sentir-se igual a todos
De refletir-se em olhares sem curiosidade e sem memória
Resta essa pobreza intrínseca, essa vaidade
De não querer ser príncipe senão do seu reino.

Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
Infantil de ter pequenas coragens."

Que assim seja!
Te amo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Tem sentimento que engasga a gente, né?!
Sentimento verdadeiro dos outros (poucos) em relação a mim, tem me engasgado e me deixando sem ar, com o coração cheio de lágrima e o olhar cheio de vida!
E por mais que eu lute contra isso... ainda existem, poucas, pessoas BICHO....
...pessoas capazes de sentimento sincero, lealdade desmedida, fidelidade ilimitada, amor fraterno, proteção ferina! É assim minha RIMÃ em relação a mim... igual a uma VACA ou uma LEOA, FORMIGA, HIPOPOTAMA, ou qualquer outro BICHO! Pq bicho é assim: capaz de sentimentos sinceros.

No dia em que completo mais uma primavera, colho mais um PEPINO, embagulho mais ou fico mais experiente, MINHA RIMÃ me vem homenagear citando Vinicius!!!
Vocês sabem quanta honra?!
Não!
Não sabem..
nem nunca vão saber!
Pq isso é coisa de Rimãs... de Rimãs de alma, como ela mesmo disse! De almas se entendem com o olhar, que se perdoam, que se aconselham, que se cuidam!

E pra agradecer:
Vinicius!!!

'Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura
Essa intimidade perfeita com o silêncio
Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo
- Perdoai-os! Porque eles não têm culpa de ter nascido...'

Obrigada Ry,
Por TUDO,
Por SEMPRE!
T amu!!!!!

Dani Ela disse...

Ahhhhhhhhhhhhhh!!!! E viva EU, viva TUDO, Viva o CHICO BARRIGUDO!!! Uebaaaaaa!

Anônimo disse...

Nusss... To até meio aérea... quantaaaaaaa coisa bunita... Poh Noele assim você me quebra, rsrsrs.

Bom vou tentar ser simples mas, é de coração. E dizem que quando vem do coração tudo é válido nao é?! Cuquita minha linda, hoje ficando um pouco mais velhinha que ontem e um pouco menos que amanhã... Só tenho a te desejar o balanço mais alto na Lua, muito twist e parques de diversão... Muita praia com bastante banho de mar, e pôr-do-sol em Dunas... Que os bichos sempre estejam por perto, para deixarem ser cuidados por vc, e estes que forem, putz serão os mais sortudos do mundo. Que sua vida seja repleta de crianças, porque elas colorem a nossa vida, são sinceras e puras assim como você! Sua essência peço a Deus que permaneça assim intacta, pois foi a caracteristica mais marcante que em instantes me fez ter orgulho de você!

Ame muito, viva com intensidade e continue a construir essa linda historia que até hoje você é a personagem principal!

Amo muito vc viu?

Anônimo disse...

Aiiii Cuca!!! Muito obrigada!! Amém!! Olha que lindaaaaa...vc sabe das coisas que mais gosto... Twist, crianças, Dunas, bichos, pôr-do-sol, balanço na Lua!!! Falei e repito: o que me envaidece e que ficaram as pessoas BICHO!

Te amo muito também!

Anônimo disse...

Foi ontem...mas como eu não vim trabalhar...é hj...mas eu sei que foi ontem...sabe como?
Bom, aqui não é orkut nem caixa de e-mail mas não há outro lugar para fazer isso... então, sem mais rodeios...
...
...
PARABÉNS...
...
...
...Cabeção!!!

Que vc continue querendo conquistar o mundo!!!

Anônimo disse...

Vim agradecer aos que vieram aqui deixar um parabéns pra Ray!

Isso é o melhor presente pra ela, sabiam?!

Carolzita linda, saudades pequena! Quem sabe esse domingo num apareço no Espaço?! Tô querendo... Se eu for, te ligo p saber se c vai.

Pink veio atrasado, mas veio. Isso que importa.

Agora, francamente! Tem gente que vem aqui, dxa recadinho de bobeira, recadinho só de brincadeira quando tem post engraçado e no dia do aniversário não é capaz de dar um parabéns!?

Aaaaaah... que gafe! Que papelão!

tsc...tsc...

Não se fazem mais visitantes de blog como antigamente...

Oh, Ray! Sua Pepê e Neném! uauauauaua...

Posta aí sobre Ana Francisca! Ela é bunita dimais!

Anônimo disse...

Eu disse... eu disse que minha Rimã era uma LEiOA!

Ohhhhhhhhh Pink seu magrelo!!! Sumido duma figa!! Gradecida pelos parabéns!! Não importa se ontem ou se hoje, tá!? Seu...seu...seu MAGRELO!!!

Colaboradores